quarta-feira, 4 de setembro de 2013

A história do Sistema Montessori no Brasil , capítulo II

A história do Sistema Montessori no Brasil, capítulo II 




A história do Sistema Montessori no Brasil, capítulo II 
 

1955- O padre Pierre Faure ministra a Semana Pedagógica de 1955, no Colégio Sacre Coeur , no Rio de Janeiro e a de 1956, no Colégio Sion de São Paulo ( Avellar , 1978, p.75) Retorna varias vezes ao Brasil para preparar grupos de professores para atuar nas classes experimentais nos colégios Santa Cruz, Sion e Madre Alix , em São Paulo. Aplicava-se então um metodologia baseada em Dalton, Montessori e Lubieenska .
1960- Por iniciativa de Celma Pinho Perry, cujo nome religioso era Irmã Ana Maria de Sion ,foi criado um curso de especialização Montessori - Lubienska . A influencia de Lubienka neste trabalho deve-se ao fato de Celma Perry ter sido aluna de Lubienska de Lenval e do Padre Faure.
• Cria-se o Instituto pedagógico Montessori Lubienka que passa a realizar semanas pedagógicas em várias cidades do Brasil, vinculando-se à AMI , Associação Montessori Internacional , com sede na Holanda.Hoje este Instituto funciona no bairro da Mooca , em São Paulo e continua ministrando cursos de especialização tendo formado durante todos estes anos mais de 10000 educadores montessorianos,
• Irmã Valentina inicia a aplicação do Sistema Montessori com as crianças na Casa da Infância, no Instituto Pedagógico Maria Montessori. 
1961- A Escola Irmã Catarina inicia a aplicação do Sistema Montessori., sob a direçã de Edith Cunha Menezes .
• Vera Lagoa implementa uma classe experimental do Sistema Montessori na Faculdade de Filosofia , Ciencias e Letras de Sorocaba , SP. Esta classe funcionou até 1964
1962-Talita de Almeida participa do Curso de Formação de professores no Sistema Montessori, em Perugia , Italia .
1965 – Iniciam-se no Rio de Janeiro, cursos de formação de professores montessorianos , dirigidos por Talita de Almeida.
1968 – Talita de Almeida funda no Rio de janeiro o Colegio Constructor Sui , que encerra suas atividades em 2009.
1969- Talita de Almeida funda a OBRAPE- Organização Brasileira de Projetos Especiais , entidade que realiza os curtos sobre o Sistema Montessori no Rio de Janeiro.
1969 – A educadora Orcarlina Tanure funda em Juazeiro , Bahia a escola montessoriana Recanto do Pequeno Príncipe, que continua sob sua direção até os dias de hoje .
1973- Fundado em 1958 , o Centro Educacional Menino Jesus, de Florianópolis adota oficialmente o Sistema Montessori como sua pratica pedagógica, hoje tem como sua extensão o Centro de Estudos Menino Jesus que promove cursos de formação de professores para o Sistema Montessori , é filiado a AMS- American Montessori Society.
1973- Vera Lagoa conclui sua tese de doutorado sobre os resultados da aplicação do Sistema Montessori à luz da análise experimental do comportamento .
1973- A prefeitura de Valinhos , SP implanta nas EMEIs os Sistema Montessori , sob a coordenação de Josefina Palácios 
1974- Talita de Almeida funda a ABEM- Associação Brasileira de Educação Montessori,representantes regionais difundem o Sistema Montessori pelo país e vários curós são realizados no nordeste do país , promove seu primeiro Congresso de Educação Montessoriana.
Em São Paulo , Irmã Valentina preside a AMB- Associação Montessori do Brasil , que realiza sucessivamente três congressos nacionais :1974, 1976 e 1979.
1975- Vera Lagoa funda o Jardim Maria Montessori .

Ao final da década de 70 existiam no Brasil 144 escolas montessorianas , sendo 94 no estado de São Paulo e 50 espalhadas por outros dez estados e no Distrito Federal .( Saviani, Historia das ideias pedagógicas no Brasil, p301)



 *   *   *

“Se praticardes assiduamente a sintonização com a vossa Presença do Eu Sou e a discriminação por intermédio do vosso Cristo Pessoal, aumentareis a vossa sensibilidade interior para a vontade  de Deus bem como a vossa capacidade de distinguir o que é certo do que é errado para vós.”

Mestre Ascenso Jesus Cristo

Universidade do Espírito, pág. 94


“EU SOU o guardião do meu irmão”.

Este é o lema dos vencedores.

Tendo vencido, eles disseram:

“Somos responsáveis, por quem

ainda terá de vencer”.

Mestre Ascenso El Morya





“Ó Deus, como és maravilhoso!”

Mestre Ascenso Paulo, o Veneziano







* * * * * 
* * * 





Nenhum comentário:

Postar um comentário